Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

24.3.13

CASCAIS E A SUA FLORA E FAUNA


" As aves migratórias primam pela ausência estes últimos anos  " escrevia eu há uns tempos.

 Pois neste momento estamos no início da Primavera e aqui na região era comum observar as andorinhas nos seus voos típicos. 
Também elas desapareceram quase que na totalidade. 
As últimas que observei foi há cerca de duas semanas.

 Ver a imagem de origem

 Outra realidade igualmente triste tem a ver com a flora dos nossos campos.
 Os lírios amarelos ( iris lusitanica ) que povoavam a paisagem surgindo por esta altura entre a vegetação bravia desses campos, são pura e simplesmente retirados ao seu meio natural em quantidades tais que não fora a sua origem provir de bolbos há muito que se teriam extinto.
 Ver a imagem de origem
  E para quê?

LÍRIO AMARELO ( IRIS LUSITANICA )  ( Foto de J.P.L. Março de 2013 )

 Para os venderem junto à estrada do Guincho a automobilistas e afins. 
Isto apesar de ser uma planta dita protegida.
 Qualquer pessoa que dê uma volta pelos arredores agora, em Abril ou Maio, verá os famigerados recolectores ( e não são crianças ) na sua tarefa predadora.
 Infelizmente muito mais irá desaparecer.
 Eu pela minha parte sempre que se me deparava  uma situação destas quando nas minhas voltas em b.t.t.  as lobrigava tentava sensibilizar as pessoas.

 Parco sucesso tive.

 Outro problema igualmente grave prende-se com as inúmeras armadilhas de arame com que um ou outro energúmeno captura aves junto à ribeira das Vinhas por alturas de Setembro / Outubro.

Ver a imagem de origem
VÍTIMAS DA ESTUPIDEZ ( Imagem youtube )


 Estão ali há vista de todos, junto aos caminhos do Vale Travesso por ex:

 Nem uma só acção de fiscalização ali vi fazer uma só vez que fosse.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdF5XtwZrUXe8YL2llV4shYfuJlgr-Tu4g3-WAmh2BPNpmKimlFeQpUI3HgdNPlZrlJNNakPUuLwfRGHpAbZQHIesDgCN4b0HLescjUXSW8kXpaVzbNNh2Xh5rkmJAbJuWIP5S6yKBQvM/s1600/P1220376-742584.JPG
VALE TRAVESSO OU PENHAS DO MARMELEIRO  Foto obtida no blogue. http://link2greenway.blogspot.com


 Nisto e em tudo o mais bem que as agências do Ambiente que aqui por Cascais se esforçam em acções decerto meritórias, noutras vertentes, se poderiam também debruçar.