Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

10.9.11

SETEMBRO E AS AVES MIGRATÓRIAS EM CASCAIS.

ROLA BRAVA. ERAM MILHARES EM SETEMBRO NOS ANOS 60  NA REGIÃO DE CASCAIS


Setembro. 

Este mês é aquele em que os nossos campos são animados pela presença de inúmeras aves migratórias em sua maioria pequenos insectivoros que da Europa do norte demandam as regiões de África em busca de sustento que com os rigores do Inverno europeu seria de todo impossível aqui encontrar.

 Assim para mim é uma altura do ano em que melhor posso observar toda a beleza desse maravilhoso mundo em movimento.

ROTAS MIGRATÓRIAS. FALTA AQUI UM IMPORTANTE PERCURSO, JUNTO AO LITORAL PORTUGUÊS.
                                                    
Em tempos idos aqui na região de Cascais mais própriamente junto ao Farol da Guia logo que os primeiros " nordestes " de Setembro sopravam surgiam rolas em bandos de centenas e até milhares na sua rota migratória para África.

 Acompanhavam-nas largos milhares de pequenas aves que enchiam os campos com a sua alegre presença. Ainda assisti a isto em dias na minha meninice que revejo, saudoso, nos " arquivos " da memória.

   Hoje tudo acabou, fruto do progresso no que   a iluminação,  por exemplo, inviabilizou a orientação das aves pois é um dado adquirido que na sua maioria as grandes movimentações efectuam-se de noite.
 A agricultura é diferente também nas regiões de nidificação da rola comum sendo poucas as que pela Península criam em relação ao passado.

 O clima parece algo alterado e enfim um vasto rol de situações que todos sabemos tornaram o momento presente, nesse aspecto, um local sem interesse que não seja o de perturbar a ordem natural.


de entre os visitantes de antanho, destaco: 

Papa-moscas-preto

Papa-moscas-preto
 
O papa-moscas-preto é uma ave da família Muscicapidae. É uma espécie insectívora. O macho nupcial caracteriza-se pela plumagem preta e branca, a fêmea e o macho não nupcial são acastanhados, com manchas brancas nas asas.
  • Classificação mais alta: Ficedula
  • Nome científico: Ficedula hypoleuca


          Esta espécie está presente em Portugal durante os períodos migratórios, sendo particularmente comum na passagem outonal (de Agosto a princípios de Novembro), sendo Setembro o melhor mês de observação. Não está classificada pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. As aves em migração frequentam qualquer zona arborizada, nomeadamente montados, pinhais, pomares, olivais, matas ripícolas ou parques e jardins. A sua dieta é essencialmente constituída por formigas-d’asa, vespas e escaravelhos.