Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: pintorlopes@gmail.com

14.7.11

A ORIGEM DO NOME CASCAIS

CONCELHO DE CASCAIS  ( Foto de J.P.L. Ano 2011 )
 A imagem do que se ama é como a nossa sombra. Segue-nos sempre.

    Não é possível encontrar uma certeza etimológica do topónimo Cascais.
 Defendem alguns a origem romana proveniente de Cascales.
 Outras pessoas pelo contrário afirmam derivar de Encascar, verbo que teria derivado d'os primeiros habitantes, homens do mar, ao lançarem as redes as envolviam em folhas de aroeira, as quais ficavam de molho em tinas ou talhas grandes a que chamavam casqueiros.
 Dizem que, de tanto perguntarem uns aos outros se " já encascaste ? "  daí derivou o nome.

 Eu não creio nesta hipótese muito simplesmente porque a aroeira é árvore exótica e de origem tropical
.
   Dizem outros se  " Não seriam os rochedos da beira mar aqueles cascões enormes de que o litoral cascalense é fértil a origem do nome ? "

   Seria o substantivo cascal  um montão de conchas e restos calcáreos de crustáceos a origem quando com eles se depararam os nossos de antanho ?
 
    Assim sendo a origem das palavras  Cascais, tal como talvez Lisboa, constituam um caso para os etimologistas procurarem certezas que, até ao presente, permanecem como a nossa serra de Sintra está por vezes. 
Envolta em neblina.

 Pelo meu lado bem que gostaria de poder afirmar, sem dúvida, o que quer que fosse deste assunto. Não o faço pois decerto haverá muitas outras pessoas bem mais esclarecidas para isso.

   Mas que gostaria de saber, muito sinceramente gostaria.

 Pois se este recanto do Mundo já era habitado na pré - história conforme disso temos concludentes provas !



Resultado de imagem para origem do nome cascaisResultado de imagem para origem do nome cascaisResultado de imagem para origem do nome cascaisResultado de imagem para origem do nome cascaisResultado de imagem para origem do nome cascaisResultado de imagem para origem do nome cascais

Mapa
© 2020 HERECascais
Municipalidade
 
Cascais MHC é uma vila portuguesa, sede do município homónimo, o qual é parte do distrito e da área metropolitana de Lisboa. Em 2016, totalizava 210 889 habitantes distribuídos por uma área de 97,40 km². O município subdivide-se em quatro freguesias. Apesar do seu estatuto de vila, possui uma população que supera as das cidades do Seixal, Alverca, Póvoa, Loures, Sacavém, Vila Franca de Xira e Costa da Caparica, tendo sido a quarta vila mais populosa da Área Metropolitana de Lisboa.